Sobre Nós

Para entender quem somos de verdade, é preciso olhar fundo nos olhos de uma criança e observar com curiosidade e muita atenção. O universo que nos chama e com o qual trabalhamos é muito diferente desse mundo que estamos acostumados a ver com nossos olhos de adultos.

É um universo que celebra a vida, a curiosidade, a amizade, o amor, a verdade e toda a existência. E que prioriza a criança e a Cultura da Infância.

Somos um instituto que nasceu com o propósito de atuar na primeira infância para ampliar o impacto na transformação da vida de crianças. Levantamos a bandeira, os braços, o corpo e toda nossa força de trabalho pela defesa e promoção dos direitos das crianças.

Como fazemos isso? Basicamente, por meio do apoio à construção de uma educação de alta qualidade para a primeira infância em escolas públicas, que acontece principalmente a partir da formação e da sensibilização de professores da Educação Infantil e da colaboração para adequação dos espaços físicos nas escolas.

Faz parte do nosso trabalho o investimento constante no desenvolvimento de uma metodologia de trabalho alinhada com os mais humanos, sensíveis e democráticos paradigmas de educação e cuidados com a primeira infância, no Brasil e no mundo. E que tem em seu centro a criança como ser completo, cheio de potencialidades, que requer acompanhamento adequado e de qualidade para brincar, crescer e se desenvolver.

Ao mesmo tempo, atuamos de forma artesanal, considerando o contexto, os recursos e as dimensões de cada comunidade escolar em que estamos.

Feche os olhos e pense nas melhores escolas que você puder imaginar. Os professores mais comprometidos, os espaços mais acolhedores e agradáveis, profissionais apaixonados por aquilo que fazem, relações positivas, as crianças felizes, brincando, criando, descobrindo, crescendo.

Nosso sonho é ver um Brasil cheio de escolas públicas assim, com uma educação de excelência, criadas para acolher bem o ser humano desde a sua concepção, contribuindo para que o mundo seja um lugar em que todas as pessoas possam viver bem.

Escolas como espaços de investigação da vida e da arte de viver.

E para que tudo isso seja possível, os professores são de importância fundamental. Por sua profunda convicção nas potencialidades da natureza humana, são eles os agentes capazes de promover um ambiente físico e emocional positivos, na qual a escola é o exemplo máximo: o campo de experimento da “utopia social”.

Por isso, nosso trabalho é focado nos professores e nos demais adultos que se relacionam com essas crianças. Queremos contribuir para a formação de professores capazes de sustentar um campo de experiências positivas, seja entre os próprios adultos, entre adultos e crianças e entre os seres humanos e a natureza.

E assim, partindo da educação e do cuidado, acreditamos que a transformação será possível.

POR QUE A
    PRIMEIRA INFÂNCIA?

Porque os primeiros anos são fundamentais para a vida toda

As experiências nos primeiros anos de um ser humano são determinantes para a vida toda. A neurociência nos diz que, por volta dos 2 anos e meio, o ser humano vive um pico de exuberância sináptica. É uma fase em que muitas conexões estão se formando para lapidar este novo cérebro, formar suas bases, seus caminhos, sua maneira de interpretar o mundo e, consequentemente, de se relacionar com ele.

É a fase mais importante para a formação de uma pessoa, e vai desde o ventre materno até mais ou menos os 6 anos de idade.

Por isso, a qualidade dos vínculos, das relações e as possibilidades de exploração de diferentes linguagens que são oferecidas a uma criança na primeira infância são determinantes para o desenvolvimento da inteligência e da percepção de mundo que ela tem e terá.

QUEM É
   STELLA GOULART

Stella Goulart Marinho foi uma grande liderança na cultura e na educação brasileiras. Desde o começo dos anos 60, sua natureza inquieta a colocava à frente de projetos vanguardistas e visionários, ligados especialmente às artes e à educação. Stella Goulart foi idealizadora e fundadora do programa Ajude uma Criança a Estudar, que plantou a semente para outros grandes projetos sociais. Seu carisma e sua liderança nas diversas esferas da vida são admiráveis. Com alma de artista e a generosidade dos benfeitores, Stella foi – e continua sendo ainda hoje – uma referência no desenvolvimento cultural do Brasil.

Matriarca da família Marinho e fonte de inspiração e aprendizados, o legado de Stella Goulart vai muito além de tudo o que ela realizou: é a herança de um conjunto de valores; de uma maneira particular e amorosa de transformar o mundo. E que segue, ainda hoje, guiando nossos passos nesta mesma direção.

Um legado que agora se perpetua também através deste Instituto, criado pela família e presidido por sua neta, a segunda Stella da família: Stella Marinho.

A CONSTELAÇÃO
   COMO NOSSO SÍMBOLO

O símbolo do Instituto Stella Goulart, que também está em nosso logo, nasce de uma inspiração (quase) lógica: as estrelas.

Com duas Stellas em sua formação, da inspiração à idealização, o Instituto escolheu um símbolo que evoca o poder do alinhamento, do agrupamento, do que une para, de fato, realizar e fazer emergir a potência e a grandeza das intenções.

Quando olhamos as estrelas, o brilho que nossos olhos vêem já as deixou há muito tempo; enxergamos o passado e o presente. E observar as estrelas é fundamental para projetar o futuro. Assim, os três tempos acontecem simultaneamente em uma constelação. E isso tem força.

A força que vem da pluralidade de tamanhos, idades, cores e grandezas das estrelas, com origens e histórias distintas, fazendo referência à diversidade e à riqueza humana que o Instituto abraça e estimula.

Evocar as estrelas é também uma maneira de lembrar que o Instituto nasce para que as crianças, que são a verdadeira inspiração deste projeto, possam ter a liberdade para brilhar de maneira autônoma, como verdadeiras estrelas.

É interessante observar que, em uma constelação, os elementos estão conectados apenas pela ideia da ligação dos pontos, sem amarras, preservando sua liberdade para existir e atuar desde onde estão, respeitando suas individualidades, a posição de cada um no tempo e no espaço, suas capacidades e talentos. Não há necessidade de transformar-se ou moldar-se a um grupo para fazer parte e contribuir com ele. A constelação se vale de cada elemento, exatamente como ele é agora, para ganhar identidade, visibilidade, autenticidade e força como coletivo.

A constelação também é um símbolo de orientação, de referencial para nortear as pessoas, de navegadores a colaboradores e investidores, guiando e direcionando os esforços daqueles que se engajam nas iniciativas do Instituto.

Com o intuito de aproximar a nossa linguagem ao universo das crianças, nossa constelação é feita de recortes de papel, somando aqui o sentido do fazer e do artesanal.

Em nosso logo, o nome do Instituto é o elemento que ancora os recortes, que aterra a constelação. Porque é exatamente isso o que queremos ser:

Terra firme para um céu estrelado.

Nossa Equipe
Instituto stella Goulart

Diretoria

Stella
Marinho

Presidente

Profa. Dra.
Sariane Pecoits

Diretora Geral

Prof. Dr.
Paulo Fochi

Assessor

Patricia
Ransi Baum

Diretora Administrativa

Formadores

Profa. Esp.
Carmen Orofino

Profa. Dra.
Queila Vasconcelos

Profa. Dra. Ioana
Yacalos Spinucci

Consultores

Elizabeth
Bylaardt

Marca e Comunicação

Pedro
Cappeletti

Marca e Comunicação

Cynthia
Horowicz

Marca e Comunicação

Carolina
Roxo

Marca e Comunicação

Psicóloga Ms.
Bianca Stock

Desenvolvimento
Socioemocional

Profa. Dra.
Gladis Kaercher

Educação para as
Relações Étnico-raciais

Redes Sociais

Bella Valente

Social Media

Thami Gonçalves

Social Media

Equipe T.I

Parcerias