NOSSo Sonho

Sonhamos com uma sociedade em que as crianças, desde a sua concepção, tenham acesso aos seus direitos. Uma sociedade mais equalitária e mais justa, na qual elas possam viver bem o presente, para terem a possibilidade de sonhar. E, assim, construir futuros.

NOSSA Missão

Transformar o modo como a sociedade se relaciona com as crianças, fomentando a cultura da infância em ambientes escolares e não escolares. 

Nossos Valores

RESPEITO À CRIANÇA E ÀS INFÂNCIAS

Estamos ao lado das crianças para que elas possam exercer sua condição de sujeitos
ativos e de direitos. Sabemos que é dever da sociedade assegurar às crianças o direito à provisão, à proteção e à participação.

Acreditamos que a sociedade deve se responsabilizar com o cuidado, a segurança,
o acolhimento, o bem-estar, a educação, a proteção e o brincar, para que as crianças
tenham acesso a múltiplas oportunidades e possam viver sua infância com inteireza.

Criança é prioridade absoluta. Sabemos que os primeiros anos da vida, desde
o momento da concepção, são fundamentais para o desenvolvimento humano.
Lutamos pelo reconhecimento das crianças e da infância, em suas múltiplas formas
de ser e estar no mundo. valorizando e respeitando a cultura da infância.

Pensar a cultura da infância é pensar que a criança tem modos próprios de
entender e de subjetivar o mundo. Assim, a cultura da infância é um conceito que
nos ajuda a compreender que a criança, apesar de sua recente inserção no mundo,
é capaz de observar, apreender e interpretar aquilo que vivencia, de ser e habitar
o mundo e a sociedade de modo ativo.

EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

Acreditamos na educação como bem comum e em seu valor para a construção de uma sociedade
mais humana.

Com uma educação humanizada e humanizadora. realizamos a manutenção do projeto civilizatório de uma sociedade (Nóvoa, 2023). Embora a educação seja um percurso individual, ela se faz no coletivo. É na relação com o outro, no encontro com o diferente, que ela acontece.

Para nós, a educação de qualidade é o caminho que leva a uma sociedade mais humanizada e, consequentemente, mais justa e feliz.

A importância dos professores

Enaltecemos o professor e a professora de crianças como profissionais cujo ato educativo sustenta e estimula o impulso interno que as crianças têm em aprender e interrogar o mundo. Um professor, com suporte e condições adequadas, transforma vidas.

A natureza do trabalho do professor cria oportunidades para a ampliação da aprendizagem. Assim, o professor é aquele que abre portas e janelas para apresentar a cada criança e adolescente um mundo ainda maior, criando possibilidades para inventar novos e outros mundos possíveis.

Acreditamos que nada substitui um bom professor.

Respeito ao Contexto

Nosso trabalho é orientado a partir de uma compreensão profunda do contexto, levando em consideração a origem e a realidade das pessoas, além de sua individualidade. Buscamos aprimorar o poder da escuta e do entendimento das diferentes necessidades, limites e potencialidades dos indivíduos e do coletivo.

Trabalhamos a partir da cultura local, considerando, valorizando e elaborando o saber e a contextualidade de cada universo, bem como sua natureza e biodiversidade, para que todo o trabalho aconteça de forma respeitosa, mais potente e autêntica.

FAZER JUNTO

Acreditamos no poder da colaboração, da troca e do diálogo. Entendemos que o coletivo fica mais forte e mais bonito quando feito da riqueza das singularidades. Como numa constelação, que só é possível a partir do brilho e da cor de cada individualidade que a compõe.

Não queremos fazer sozinhos. Não queremos estar certos e ter verdades prontas. Buscamos sempre fazer junto, respeitando o olhar, o lugar e o modo de cada um. Acreditamos no potencial do trabalho feito a partir de vínculos de confiança, afeto e acolhimento.

Temos a convicção de que esse universo de constelações, talentos e riquezas compartilhadas é o que torna possível levar nosso sonho cada vez mais longe.

Trabalhamos a partir da cultura local, considerando, valorizando e elaborando o saber e a contextualidade de cada universo, bem como sua natureza e biodiversidade, para que todo o trabalho aconteça de forma respeitosa, mais potente e autêntica.

RESPEITO ÀS DIFERENÇAS

Entendemos e ressaltamos que as diferenças raciais e culturais são patrimônio da humanidade, constituem riqueza, ampliam nossas experiências no mundo e nos colocam em lugar de irmandade, no qual a diferença do outro – seja ela racial, de gênero, origem, idade, neurodiversidade, cosmovisão ou qualquer outra – é vista como constitutiva do ser humano: os seres humanos diferem e isso é bom.

A busca pela equidade étnico-racial, cultural e todas as outras, respeitando a autenticidade, origem e constituição de cada ser humano, é a base para a construção de relações respeitosas, empáticas e pacíficas. É uma mudança de percepção e paradigma que permite a cada um o devido acolhimento e a capacidade de se colocar no lugar do outro e de propor soluções para os dilemas contemporâneos.

Apoiar os sistemas de ensino para que promovam contextos que desconstroem a hierarquização da diferença e criem novas práticas e um novo vocabulário, com palavras de cura, respeito, valorização e apreciação pelo diferente, é um de nossos grandes objetivos.

INCLUSÃO SOCIAL

Prover oportunidades e uma vida com maiores possibilidades para as crianças, desde sua primeira infância, é nossa maior motivação. Acreditamos que isso se torna possível com o apoio às escolas públicas na busca de maior qualidade, a partir de investimento em recursos materiais e imateriais e do compartilhamento do saber.

Investir na prosperidade de crianças e na promoção de seus direitos é a razão de nossa luta. Acreditamos em sua inclusão e participação equitativa na sociedade, como forma de promover o bem-estar e reduzir a situação de vulnerabilidade social.

Lutamos para que a sociedade possa garantir a igualdade de oportunidades para todas as pessoas.

Ética

O agir e o pensar eticamente são um compromisso cotidiano de nosso trabalho. Entendemos que a qualidade e o resultado de nosso fazer passam pelo estabelecimento de relações de respeito, transparência e trocas justas com o outro, com seu ambiente e com o mundo.

Somos o que fazemos. E nossos atos são reflexos de nossa visão de mundo.

CONHECIMENTO

Valorizamos a produção de conhecimento e buscamos o conhecimento aprofundado como matéria-prima para nosso trabalho.

Desejamos compartilhar esse conhecimento aprofundado com outras pessoas, educadores e organizações que também queiram impactar positivamente o cotidiano das escolas e a vida de mais crianças e famílias.

Vemos o conhecimento como um farol, que ilumina o caminho e sinaliza a direção.

A Beleza Como Forma de Cuidado e de Conhecimento

Acreditamos que o cuidado com as crianças também passa pelo cuidado com a estética: a beleza e o zelo com o ambiente e o lugar em que as crianças convivem e aprendem, a atenção para os detalhes, as cores, as texturas, os materiais. Tudo isso compõe e influencia o universo de referências, experiências e aprendizados da primeira infância.

A palavra estética vem do grego “aisthésis”, que significa experiência, conhecimento sensível, ‘estesia’, opondo-se à palavra “anestesia” Portanto, propiciar um ambiente de aprendizado belo é contribuir para que as crianças conheçam o mundo esteticamente, com maiores possibilidades de conexão e percepção de seu entorno.

Alegria

A origem da palavra alegria tem a ver com a capacidade de criar, produzir.

Por isso, mais do que um estado de contentamento, vemos a alegria como um veículo para um aprendizado mais pleno e como uma condição para que as crianças possam se desenvolver integral e emocionalmente saudáveis.

Preservar a ludicidade, estimular a imaginação, propiciar um ambiente de afeto, leveza e bem-estar, fazem parte de uma educação de qualidade e ampliam a experiência da criatividade.a

HORIZONTALIDADE

Buscamos a horizontalidade em todas nossas relações. Isso significa que valorizamos o saber de cada um, respeitando e validando o que as diferentes experiências trazem para que a produção de conhecimento aconteça de maneira conjunta. Não acreditamos na hierarquização do saber; que exista um saber melhor do que outro e que, por isso, seja de menor importância. Acreditamos nos diversos tipos de conhecimento, nas diversas interpretações e seus contextos, para a construção do mundo, da sociedade e dos espaços internos e externos que desejamos ver florescer.