COMO ATUAMOS

De maneira geral:

Contribuindo para que todas as crianças que vivem no território brasileiro tenham acesso a uma escola de qualidade, pública, gratuita e laica, para que possam se desenvolver em todas as suas potencialidades. 

De maneiras específicas:

Atuamos junto às secretarias municipais, desenvolvendo a qualificação das práticas pedagógicas das escolas:

Realizando ações voltadas para a formação dos profissionais que atuam na primeira etapa da educação básica e na transformação dos espaços físicos das escolas;

Colaborando no fortalecimento das políticas educativas e das políticas para a primeira infância;

Desenvolvendo pesquisas e construindo conhecimento com educadores, professores e gestores públicos, de modo a impactar o cotidiano das escolas de educação infantil e, com isso, a vida das crianças;

Propondo ações intersetoriais para o fortalecimento de políticas para a primeira infância, criando oportunidades para bebês, crianças, mães, pais, e seus familiares;

Elaborando pesquisas e construindo conhecimento no campo das políticas educativas e políticas para a primeira infância, para que sirvam como referência para outras pessoas e organizações, reverberando assim nossa missão.

NOSSA METODOLOGIA DE TRABALHO

Buscar a qualidade da Educação Infantil é constitutivo da garantia do direito à educação das crianças de zero a cinco anos. A ideia de qualidade inclui tanto os temas vinculados ao direito à educação – que deve ser garantido a todos, numa sociedade guiada por princípios democráticos – como os temas ligados às condições de oferta da educação – o que implica considerar a qualidade dos ambientes, das interações e das práticas pedagógicas desenvolvidas nas instituições educativas.

Entendemos que a construção desta qualidade na Educação Infantil exige um esforço difuso onde sociedade civil, tomadores de decisão, equipe técnica da Secretaria de Educação, gestores das escolas e professores são atores fundamentais. Deste modo, embora nossa atuação se desenvolva fundamentalmente a partir da formação de professores, ela também se expande para estes diferentes âmbitos.

Em nossa metodologia de trabalho, atuamos de modo articulado com os seguintes públicos:

Nomeamos “Escolas Estrela” as duas unidades educativas (uma creche e uma pré-escola) indicadas para participarem da formação em contexto que realizamos durante 3 anos.

Este processo formativo visa o aumento da qualidade das práticas pedagógicas desenvolvidas nas Escolas Estrela e tem o desejo de inspirar e tornar-se modelo para as demais escolas da Rede na construção de uma boa escola para as crianças.

Com a equipe técnica da Secretaria de Educação, nossos esforços estão concentrados no alinhamento das concepções teórico-práticas para o desenvolvimento de uma Pedagogia Participativa com o intuito que o aumento da qualidade construído nas Escolas Estrela possa se estender às demais escolas da Rede.

O processo formativo com os coordenadores pedagógicos das escolas de Educação Infantil, pela importância que este profissional tem na articulação entre o cotidiano das escolas e a formação dos professores, têm como intencionalidade disseminar os conhecimentos produzidos com as Escolas Estrela e com a Secretaria Municipal, reverberando mais qualidade em todas as demais escolas da Rede.

Buscamos acolher temáticas que emergem das necessidades percebidas nos encontros formativos com os diferentes públicos.  A fim de discutirmos tais temáticas e aprofundar conhecimentos com toda a Rede, oferecemos minicursos ao longo do ano letivo. 

Com os gestores municipais – especialmente com Prefeito e Secretário de Educação – o relato sistemático sobre o progresso dos trabalhos busca encontrar soluções para as demandas apresentadas a partir da construção de políticas públicas que sustentem maior qualidade no atendimento às crianças de zero a seis anos em instituições de Educação Infantil.

Esta metodologia foi criada para a materialização de escolas de educação infantil de alta qualidade, com professores em constante processo formativo e uma estrutura física adequada.

Todas as nossas ações, de maneira integrada, têm o compromisso de construir uma rede de escolas e unidades educativas. Que possam se retroalimentar, ensinando e aprendendo juntas, construindo uma rede de educação de qualidade para as crianças.